terça-feira, 27 de janeiro de 2015

The Butler- O mordomo da casa Branca.

Raquel Rocha
Economista, Comunicóloga, Psicanalista e Especialista em Saúde Mental
Membro da Academia de Letras de Itabuna

Filme estadunidense de 2013. Dirigido por Lee Daniels (que dirigiu também Preciosa), O Mordomo da Casa Branca é inspirado na vida de Eugene Allen, que trabalhou como mordomo na Casa Branca por 34 anos, entre 1952 e 1986. Eugene serviu oito presidentes americanos, entre eles John F. Kennedy, Richard Nixon e Ronald Reagan.

O longa é protagonizado por Forest Whitaker, ganhador do Oscar por sua atuação em “O Último Rei da Escócia” de 2006. Forest interpreta o mordomo, que no filme recebe o nome de Cecil Gaines. A apresentadora e atriz Oprah Winfrey interpreta Gloria Gaines, esposa de Cecil.

Apesar no filme ser baseado em um personagem real o roteirista se utilizou de total liberdade de criação para desenvolver um personagem com uma vida bem diferente da de Eugene Allen. Então assista como uma obra de ficção, inspirada em pessoas reais e fatos histórico, mas ainda assim uma ficção.

O filme narra quase toda a vida do personagem, começando com ele menino, um menino negro que cresceu nas plantações de algodão da Geórgia. Ainda quando garoto viu sua mãe ser estuprada e seu pai ser baleado por um branco.

Após o episódio, a dona da fazendo, mãe do homem que cometeu as atrocidades, leva o garoto para ser “o negro da casa”. Lá ela o ensina a ter modos e a servir aos brancos.

Mais tarde, Cecil vai embora da fazenda de algodão em busca de um emprego na cidade. Se intitula um “negro domesticado” e encontra emprego em um hotel. Neste hotel Cecil aprende ainda mais sobre a arte de servir e acaba sendo convidado para ser O Mordomo da Casa Branca.

Cecil finalmente tem um emprego e sua própria família. De dentro da casa branca, durante 34 anos, ele testemunha eventos importantes do século 20. Vários presidentes passam e ele acompanha as discussões relacionadas à luta dos negros por igualdade. Enquanto ele serve o mais alto cargo do poder seu filho mais velho Louis vai diretamente para as ruas brigar pelos direitos dos negros.
  
Cecil sente-se culpado pela morte do pai.  É o garoto quem cobra que o pai faça algo quando sua mãe é estuprada e por isso o pai morre. Nesse momento Cecil aprende a ser submisso, dócil, como se morasse de favor no mundo dos brancos.

O personagem conquista um excelente emprego, está numa posição que ele jamais sonhou, servindo aos presidentes dos EUA, mas ainda assim conserva seu ar submisso. E aí nos perguntamos, será que é justamente o seu ar de submissão que fez com que ele fosse mordomo dos presidentes por tantos anos?

Cecil Gaines aprendeu que não vale a pena lutar, por isso não aceita a luta do seu filho. Além dos desentendimentos constantes com o filho, Cecil vê sua esposa Glória cada vez mais infeliz.

O filme se desenrola através de várias sub-tramas: o trabalho de Cecil Gaines na Casa Branca, seu casamento desgastado, sua relação conturbada com seu filho Louis, e as transformações sociais que ocorreram no período de tempo abordado.

O filme faz uma importante passagem por vários movimentos raciais como os Freedom Riders, um grupo de pessoas que decidiram viajar para o Sul dos Estados unidos, contrariando as leis de segregação, e por isso sofrendo humilhações, xingamentos e agressões. Esses ônibus eram chamados de Ônibus da Liberdade e o filme mostra um desses ônibus sendo queimado.

Encontramos ainda o partido dos Panteras Negras, que tinha como objetivo proteger os negros dos atos de brutalidade da polícia. Também a ação da Ku klux Klan no Sul dos Estados Unidos e as marchas de Martin Luther King.  Louis Gaines, filho de Cecil está presente em todos esses momentos.


O filme perpassa por outros acontecimentos históricos como o assassinato de John Kennedy e guerra do Vietnã, mas a luta dos negros por seus direitos civis é o grande destaque do filme.






Gênero: Drama
Direção: Lee Daniels
Roteiro: Danny Strong, Lee Daniels
Elenco: Alan Rickman, Colman Domingo, Cuba Gooding Jr., David Oyelowo, Forest Whitaker, Jane Fonda, Jesse Williams, John Cusack, Liam Neeson, Matthew McConaughey, Mila Kunis, Oprah Winfrey, Terrence Howard
Produção: Hilary Shor, Pamela Oas Williams
Fotografia: Andrew Dunn
Montador: Joe Klotz
Trilha Sonora: Rodrigo Leão

Palavras Chaves: Resumo filme Crítica Resenha Comentário Opinião Citações Diálogos Quotes cinema Oscar Psicanálise

Nenhum comentário:

Postar um comentário