segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O Monstro da Depressão

Raquel Rocha
Economista, Comunicóloga, Psicanalista e Especialista em Saúde Mental
Membro da Academia de Letras de Itabuna


A Organização Mundial de Saúde define depressão como um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimento de culpa e baixa autoestima. Além dos sintomas da depressão em si o paciente costuma apresentar também distúrbios do sono ou do apetite. O primeiro pode acarretar sensação de cansaço e dificuldade de concentração.

A depressão pode ser resultado de uma desarmonia no cérebro devido a uma diminuição na quantidade de neurotransmissores como a serotonina noradrenalina. Essa desarmonia pode ser causada por fatores biológicos, psicológicos  e/ou ambientais.

O tratamento pode ser medicamentoso ou psicoterapêutico. Ou ambos dependendo do caso. João Fernandes Teixeira- PHD pela University of Essex (Inglaterra) aponta os benefícios do tratamento terapêutico: “Estudos recentes mostraram que a Psicoterapia altera de maneira significativa o funcionamento e as conexões cerebrais. Constata-se uma mudança no fluxo sanguíneo do sistema límbico e que, em alguns casos, quando está associada a medicação, o aumento do fluxo sanguíneo chega também aos gânglios basais. A ressonância magnética funcional e a tomografia axial mostram que no caso de pacientes que sofrem de depressão, a terapia opera mudanças no córtex frontal, no córtex cingulado anterior e no hipocampo. Uma reorganização da conectividade cerebral ocorre após a psicoterapia. Psicanálise, Psicoterapia e Neurociência convergem quando adotamos uma perspectiva naturalista acerca do mental” Artigo Psicanálise e Neurociência 0 Revista Filosofia, n 50.

A Depressão é uma doença grave que leva o indivíduo ao sofrimento extremo. É a maior causa de suicídio no mundo. Nunca deve ser subjugada nem escondida. Mas com o tratamento adequado a Depressão pode diminuir ou até desaparecer por completo. 

O vídeo abaixo, feito pela OMS, mostra como o transtorno se instala, se torna um monstro e toma conta da vida do indivíduo.  Mas sempre é possível vencer esse monstro.

Por favor leve essa mensagem adiante.




O Vídeo foi uma contribuição da pedagoga Simone Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário