segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Robin Williams- Meus filmes preferidos


Raquel Rocha
Economista, Comunicóloga, Psicanalista e Especialista em Saúde Mental
Membro da Academia de Letras de Itabuna


Morreu nesta segunda-feira, 11 de agosto de 2014, o ator americano Robin Williams. Ele tinha 63 anos.  Forte, sútil, vilão, herói, emocionava a todos com uma interpretações carismáticas que marcaram a nossas vidas.

Foi uma criança tímida. Sua primeira imitação foi de sua avó. Entrou para o teatro da escola para vencer a timidez e seu talento fez com que ele fosse  admitido para a Juilliard School, renomada escola de música e artes cênicas de Nova York. Nesta escola ele conheceu o Christopher Reeve de quem se tornou grande amigo por toda vida.

No final da década de 1970 já famoso Robin Williams se vicia em cocaína. Disse ter superado o vício em 1983 ano do nascimento do seu filho mas em 2006  ele tem uma recaída e se interna em uma clínica de reabilitação. Além da cocaína o ator também tinha problemas com álcool.

Se dedicou a diversas causas beneficente. Junto com sua esposa fundou uma organização filantrópica que arrecada fundos para diversas instituições de caridade.  Mas seu maior exemplo de humanidade nasceu da sua amizade com o colega Christopher Reeve. Paraplégico após acidente com um cavalo em 1995, o ator pode contar com a ajuda do amigo em suas horas mais difíceis, inclusive arcando os custos hospitalares do seu tratamento. Após seu falecimento em 2004 e de sua esposa em 2006, Robin Williams adotou o único filho do casal: William Reeve.

Além do vício em álcool e drogas o ator lutava também contra a depressão. No início de julho deste ano (2014) buscou ajuda mais uma vez em outra clínica de reabilitação. Robin Williams, no cinema, foi radialista, médico, professor, gênio, babá, psicanalista, androide e até alienígena. Mas na vida real foi um lutador, lutou pela sua recuperação, lutou pelos seus amigos, pela sua família, lutou por quem não tinha nada. Que sua vida não fique marcada por um único momento de desistência que o tirou de nós.

Ao todo, estrelou mais de 70 filmes, vou citar aqui alguns entre os meus preferidos:

1- Awekenings- Tempo de Despertar (1990)
2- Insomnia - Insônia (2002)
3- Dead Poets Society - Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
4- Bicentennial Man- O Homem Bicentenário (1999)
5- What Dreams May Come - Amor além da Vida (1998)
6-  Anjo de Vidro (2004)
7- Good Will Hunting- Gênio Indomável (1998).
8- Patch Adams (1998)

Goodbye my captain



Robin Williams Vida Obra Filmografia Filme Obra Morte

Nenhum comentário:

Postar um comentário