terça-feira, 7 de outubro de 2014

Compartilhando o Pão



Raquel Rocha
Economista, Comunicóloga, Psicanalista e Especialista em Saúde Mental
Membro da Academia de Letras de Itabuna


Imagem: Katie m. Berggren

Lembro da minha mãe fazendo sanduiche para a gente. Ela tinha um ritual que na época eu não entendia muito bem. Ficávamos todas em volta da mesa esperando cada uma o seu. Então ela partia o pão no meio, colocava as coisas dentro, fechava o pão, dava uma mordida e entregava para a primeira filha. Depois ela repetia o mesmo processo: preparava sanduiche, dava outra mordida e entregava para a segunda. Quando ela entregava o da terceira filha, a primeira pedia outro e pão e ela recomeçava todo o ritual. 

Passados os anos, refletindo com sabedoria e saudade, achei que entendi o motivo das suas mordidas: Ela não tinha tempo de preparar o sanduiche dela então ela ia comendo enquanto preparava o nosso. Minha teoria se confirmava no fato de que no final, raramente ela comia, porque já tinha se alimentado das mordidas nos repetidos pães que preparava para a gente. Sanduiche caprichado, um simples pão com manteiga, as vezes uma tapioca...  Não importava, ela sempre repetia seu estranho ritual da mordida.

Eu também preparo sanduiche para minhas filhas. Normalmente para uma de cada vez. Não tem fila em volta da mesa, elas gostam de coisas diferentes, comem em horários diferentes. Então preparo só dois sanduiches, o da filha em questão e o meu. O engraçado é que quando percebo, assim como minha mãe fazia, já mordi o sanduiche delas antes de entregar.  Não é racional, não tem função de me alimentar, afinal é só uma mordida, e eu vou preparar o meu logo em seguida. Mas quando percebo, já mordi.

Passaram-se mais anos. Refletindo agora, com mais sabedoria e mais saudade, acho que entendo o verdadeiro sentido do ritual dela. Não era se alimentar, era compartilhar... Compartilhar o pão e se alimentar de todo amor que foi colocado nele.

Espero que minhas filhas um dia também mordam o pão antes de entregar para as filhas delas.

Obrigada mãe,
Eu te amo.


Um comentário: