sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?



Por Raquel Rocha
Economista, Comunicóloga, 
Psicanalista e Especialista em Saúde Mental
Pós-graduanda em Neuropsicologia
Membro da Academia de Letras de Itabuna



Obra do pintor Russo Vladimir Volegov.
A inteligência é a capacidade de equilibrar Razão e Sentimento. Falamos de Inteligência Emocional porque não existe uma só inteligência, elas são múltiplas.  Gardner (1983) classificou as inteligências em 7 categorias: Matemática, Linguística, Espacial, Musical, Cinestésica, Intrapessoal e Interpessoal. Essas duas últimas, juntas, formam a Inteligência Emocional.  A inteligência emocional pode ser dividida em 4 domínios: conhecer as próprias emoções, saber lidar com elas, reconhecer as emoções dos outros e saber se relacionar com os outros.

São características de quem tem alto coeficiente Emocional (Q.E.) as seguintes capacidades: lidar com frustrações, decifrar adequadamente e responder aos estímulos recebidos, organizar grupos, de negociar soluções, de se relacionar com pessoas e de entender e se relacionar com o outro. As pessoas com alto Q.E. sabem aceitar as singularidades e defeitos dos outros, são pessoas espontâneas que riem muito e conseguem fazer os outros rirem, conservam o otimismo, são persistentes, possuem objetivos e comemoram suas conquistas.

Profissionais com baixo Q.E. são rígidos, têm dificuldades para se adaptar às mudanças, dificuldades também em se relacionar com colegas, normalmente são pessoas que sempre criticam os outros e o fazem de forma inadequada. São pessoas quem não sabem ouvir e sempre culpam os outros quando algo saí errado.

O indivíduo, de forma geral, é sustentado por 4 pilares: Familiar, Social, Profissional e Casal (amoroso) e é necessário que esses pilares estejam fortalecidos para ele consiga crescer, ser bem-sucedido e feliz. Fazer o que se gosta nos leva um Estado de Fluxo, que ocorre quando perdemos a noção do tempo, quando estamos tão envolvidos e sentido prazer em uma atividade que esquecemos as outras coisas, num hibridismo de concentração e relaxamento. É o contrário da preocupação.

O domínio da Inteligência emocional envolve a autoconsciência, que é a capacidade de reconhecer suas próprias emoções, a autogestão, que é a capacidade de gerenciar as emoções identificadas na autoconsciência. Envolve ainda a consciência social e capacidade de administrar de relacionamentos. Assim como o primeiro e o segundo requisito estão relacionados, os dois últimos também estão, pois, a administração das relações dependem do conhecimento e empatia com o outro com quem estamos nos relacionando.

As emoções básicas do ser humano são cinco: tristeza, raiva, medo, alegria e afeto. Adler (1956) pontua que as emoções humanas podem ser divididas em dois grupos: As Conjuntivas que são aquelas que unem as pessoas como afeto e alegria e as Disjuntivas que nos afastam do convício social como tristeza, medo e raiva. As emoções podem ainda ser Inatas (existentes desde o nascimento, influenciadas geneticamente mas acionadas por estímulos circunstanciais do presente)  e as Apreendidas (programas socialmente podendo ser acionadas por estímulos do passado).


REFERÊNCIAS

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, c1994. Publicado originalmente em inglês com o título: The frams of the mind: the Theory of Multiple Intelligences, em 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário