segunda-feira, 20 de julho de 2015

What Happened Miss Simone?

Raquel Rocha
Economista, Comunicóloga, Psicanalista e Especialista em Saúde Mental
Membro da Academia de Letras de Itabuna



"What Happened Miss Simone?" Documentário de 2015 produzido pela Netflix. Dirigido por Liz Garbees.

O documentário mostra relatos sobre a vida da grande cantora Nina Simone desde sua infância. Ela nasceu em 1933, seu nome de batismo é Eunice Waymon, era de uma família negra e pobre da Carolina do Norte. Eunice começou a tocar piano na igreja que sua mãe frequentava por volta dor 4 aos de idade. Aos 7 anos tocando em um concerto, chamou atenção de duas mulheres brancas, uma delas era a patroa de sua mãe e a outra era professora de música.

Essa professora decidiu dar aula para Eunice Waymon e a fez pelos 5 anos seguintes. Ela acreditava que essa menina seria uma grande pianista e por anos ensinou tudo sobre música clássica para a menina. Numa fala Nina fala sobre essa fase de sua vida assim: “Ela começou com Bach, e esse tal de Bach, eu adorava...”

Eunice estudou Bach, Bethoven, Debussy, Brahmans. A menina estudava 8 horas por dia. A professora organizou um fundo para arrecadar dinheiro para Eunice. Ao terminar a escola, o dinheiro do fundo a mandou para a mais conceituada escola de música dos EUA, a Julliard e ela estudou lá por um ano e meio e depois se candidatou a uma bolsa no Instituto Curtis de música na Filadélfia.

Mesmo sendo muito boa não conseguiu a bolsa por causa da sua cor. Essa rejeição fio um baque para a menina que sonhava em se tornar a primeira pianista clássica negra dos EUA. Precisando de dinheiro, foi tocar piano num bar que ela classificou como “espelunca”. Esse bar não aceitava apenas pianistas, exigiram que ela cantasse e foi nesse bar que, PELA PRIMEIRA VEZ, Eunice cantou. Para que sua mãe não descobrisse que ela estava tocando música profana, Eunice Waymon mudou seu nome para Nina Simone.

O resto da história você já pode imaginar. Nina Simone se tornou uma grande estrela mundial do jazz e do blues. Nunca realizou seu sonho de ser uma pianista clássica, mas trouxe o clássico para sua música.

Nina também se tornou uma grande ativista do movimento Negro. Mas seus discursos, ao contrário de seu amigo Martin Luter King, estava repleto de ódio. Tanta agressividade prejudicou sua carreira, que foi do auge à decadência. Nina era o que chamavam de maníaca depressiva, conhecida hoje como transtorno bipolar. Nina apanhava do marido que também era seu empresário.

Vivia viajando longe da filha e explodia no palco quando alguém não prestava atenção em seu show. Talentosa ao extremo, intensa nos sentimentos, explosiva e subvesiva, Nina era um turbilhão, um vulcão prestes a eclodir. What Happened Miss Simone traz gravações inéditas e imagens raras de arquivo. Uma oportunidade de conhecermos a vida de uma das maiores cantoras de todos os tempos.



Palavras Chaves: Filme Cinema Movie Resumo Opinião Resenha Crítica Comentário Documentário What happened Miss Simone? O que aconteceu Senhorita Simone? Movimento Negro, Ativista, Jazz, Blues, Nina Simone, Cantora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário