domingo, 19 de janeiro de 2014

Plante uma árvore Frutífera

                                                                  

Raquel Rocha
Comunicóloga, Psicanalista e Especialista em Saúde Mental 

Plante uma árvore frutífera. Mesmo sendo mais fácil ir ao supermercado e comprar as frutas que quiser. Mesmo você não tendo tempo de regar plantas, não tendo tempo de limpar folhas secas no chão, mesmo não tendo paciência de esperar anos e anos para que ela cresça. Mesmo com tudo isso, plante uma árvore. Não plante árvores ornamentais, lindas, glamorosas e vazias. Não faça um jardim, crie um um pomar.

Ainda que você só tenha um lugarzinho pequeno, plante uma árvore frutífera. Ela vai te tornar uma pessoa melhor. Vai nascer toda feinha, toda e desengonçada e você vai perceber que a beleza pouco importa, porque aquele galhinho torto tem grande potencial. E depois o tempo irá passando, você naquele trabalho de regar aqueles galhinhos tortos (que agora são 3 ou 4) e que estão longe, muito longe de dar algum fruto. Sua árvore vai crescer e ocupando seu espaço, um galho mais baixo e inconveniente pode atrapalhar sua passagem mas nem assim você vai cortá-lo, porque nunca se sabe de qual galho virá a melhor produção. As folhas vão sujar o chão e você vai ter que limpar, além de travar uma guerra com lagartas e formigas pra defender sua pequena árvore. Os anos vão passar, sua vida vai mudar, você terá filhos, terá cachorros, terá carros mas continuará cuidando daquele pé feinho que você defendeu do engenheiro que queria cortá-lo na última reforma. E os frutos não vieram... mas você aprendeu a amar sem esperar nada em troca, porque ele está enorme, espaçoso e faz parte da sua vida.

Essa longa jornada de cuidados, expectativas, carinho faz valer o dia em que você pegou aquele aquela mudinha ou semente, cavou um buraco e a enterrou no chão. Mas eis que um belo dia você vê algo estranho, minúsculo, grudadinho no tronco timidamente (é assim com quase todos os frutos). E você tem que olhar várias vezes para acreditar no que está vendo. E esse fruto vai crescer no tempo dele, sem pressa e você vai admirá-lo todos os dias, com a vaidade do Criador. Com o amor do Criador.  Até ele estar pronto. E você hesita em comê-lo porque ele é o mais perfeito dos frutos. Mas sabe que aquele momento é seu, porque é o tempo certo, porque você merece, porque ele existe para você. E você o tira da árvore e num ritual quase sagrado come aquele fruto que não alimenta seu corpo mas alimenta sua alma, sua esperança, sua crença na vida.

Engraçado que o primeiro fruto geralmente é solitário, como se fosse uma forma do universo mostrar o quanto aquele momento do nascimento é especial. Mas outros frutos virão, em grandes quantidades, e cada um deles te fará feliz como o primeiro. Algumas vezes você percebe que aquele que você estava namorando há dias esperando o tempo certo foi comido por um pássaro. E aprenderá que o tempo do pássaro é diferente do seu. E aprenderá a dividir seus frutos com os pássaros assim como eles dividem o canto com você. Se orgulhará por ser responsável por toda aquela produção, ficará confusa sem entender porque há tanta fome no mundo.

E aquele pé tortinho dará frutos por anos e anos te agradecendo por todo cuidado e amor que você o dedicou. Mas um dia ficará velho, e seus frutos diminuirão e diminuirão... E talvez ele já não dê frutos, mas não isso não importa, porque ele cumpriu a missão dele, que não era dar frutos, mas te ensinar sobre paciência, respeito, generosidade e doação. 

5 comentários:

  1. Maravilhoso e conscientizador, Raquel Rocha! Gostaria que árvore assim (frutífera), fosse plantada de preferência nos jardins e nas matas ciliares das nossas cidades.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso e conscientizador, Raquel Rocha! Gostaria que árvore assim (frutífera), fosse plantada de preferência nos jardins e nas matas ciliares das nossas cidades.

    ResponderExcluir
  3. É deliciosa a sensação de ver as folhas verdinhas, verdinhas... de repente a flor... então quando menos espera: Eis o fruto!
    Foi assim com o maracujá e o tomate cereja que plantamos em casa!
    Vamos continuar nosso plantio no pequeno espeço que temos!

    ResponderExcluir
  4. Cavemos a terra, plantemos nossa árvore,
    Que amiga e bondosa ela aqui nos será!
    Um dia, ao voltarmos pedindo-lhe abrigo,
    ou flores, ou frutos, ou sombras dará!
    - Arnaldo Barreto -

    ResponderExcluir