sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Filme MEIA NOITE EM PARIS




Um dos melhores filmes de Woody Allen, Midnight in Paris é encantador, nostálgico, culto, irretocável. Um filme que fala diretamente a alma humana, afinal quem nunca sentiu a estranha sensação de não pertencimento ao seu tempo e espaço? Quem nunca assistiu a um filme ou leu um livro antigo e não desejou ter vivido naquela época? Nesse filme Allen, um dos diretores mais psicanalíticos de todos os tempos, consegue mexer com o inconsciente, suas inquietações e vontades de forma absurdamente poética. 

Gil Pender é um roteirista hollywoodiano frustrado que anseia por mergulhar fundo na literatura. Ele viaja a Paris com sua noiva e a família dela mas aos poucos ele vai se distanciando deles e se aproximando cada vez mais da Paris dos seus sonhos e encontrando assim a oportunidade de entrega total a grande arte. No filme Wood Allen magicamente conduz seu personagem a Paris do passado e seu impossível encontro com Pablo Picasso, Salvador Dali, com os escritores Ernest Hemingway (Por Quem os Sinos Dobram), Scott Fitzgerald, Gertrud Stein, o músico Cole Porter, o cineasta Luis Buñuel e com sutis detalhes da arte de cada um.

Um mergulho na história que só seria possível numa cidade como Paris que preserva seu passado em cada rua, cada esquina, cada tijolo, cada cheiro No retrocesso tudo muda: os carros, os figurinos, a música. Somente Paris continua a mesma. Allen consegue transportar o personagem no tempo com uma sutileza incomum de forma que não causa nenhuma estranheza o personagem entrar num carro, voltar quase um século atrás e parecer que não tinha como ser diferente.

Allen e Paris combinam divinamente, em Meia Noite em Paris Allen conseguiu fazer um recorte estético da cidade luz ainda mais incrível que em Todos Dizem Eu Te Amo. As primeiras cenas do filme constroem um cartão postal dos lugares mais lindos da capital francesa. Em uma das cenas o personagem lê num livro “Que Paris exista e que alguém possa escolher viver em qualquer outra parte do mundo será sempre um mistério para mim.”

A trilha sonora é perfeita, a atuação de Marion Cotillard é encantadora, aliais tudo no filme se encaixa lindamente.  Midnight in Paris é uma celebração à beleza, à literatura e, sobretudo, à arte de fazer cinema.

P.S- Caso não seja familiarizado com a obra de Allen sugiro consultar outras fontes antes de assistir o filme. Esse texto é fruto de uma opinião altamente parcial, escrito por alguém em estado de graça com total identificação com história, por já ter se sentido deslocada no tempo e no lugar onde vive, alguém que ama o cinema, ama Paris e, assim como o personagem do filme, ama a chuva.



Diretor: Woody Allen Elenco:Kurt Fuller, Owen Wilson, Marion Cotillard, Michael Sheen, Tom Hiddleston, Kathy Bates, Rachel McAdams, Gad Elmaleh, Carla Bruni, Nina Arianda, Mimi Kennedy, Corey Stoll, Manu Payet Produção: Letty Aronson, Jaume Roures, Stephen Tenenbaum Roteiro: Woody Allen Fotografia: Darius Khondji Trilha Sonora: Stephane Wrembel


Palavras chaves: crítica resenha opinião comentário filme movie pelicula film filmo Meia noite em Paris


2 comentários:

  1. Simplesmente adoro W.Allen, tenho todos os filmes dele e o primeiro que assisti foi o Dorminhoco, me apaixonei, e venho acompanhando ele desde então.

    ResponderExcluir
  2. Well written article. Highly recommended.
    Feel free to surf my weblog canapé design

    ResponderExcluir