sábado, 25 de fevereiro de 2012

Filme O ARTISTA




Um filme mudo e em preto e branco em tempos de cinema 3D. Uma fórmula que caiu em desuso há mais de 80 anos se mostrou ainda capaz de fascinar o mundo. O Artista é simples, poético, inocente, cativante do inicio ao fim. É um daqueles filmes que quando chega ao final dá vontade de assistir de novo.

O filme conta a história de um famoso ator do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) que vê sua carreira entrar em decadência com o surgimento do cinema falado. Ele é um artista de sorrisos, caretas e trejeitos, um artista da linguagem corporal, não da fala. Ao mesmo tempo em que sua carreira declina ele vê a ascensão da jovem dançaria Peppy Miller (Bérénice Bejo) que era apenas uma fã e figurante em seus filmes.

O tema não é novo. Cantando na Chuva já tinha mostrado o dilema dos astros do cinema mudo tentando adaptar-se a nova realidade. Mas O Artista consegue encantar pela profundidade com que aborda a angústia do seu personagem central, que vê tudo ao seu redor começar a produzir sons enquanto ele não consegue falar. A cena em que ele se assusta com o barulho dos objetos que ele coloca sobre a mesa é uma daquelas que se eternizam.

A paixão entre George Valentin e Peppy Miller prevalece o filme inteiro, mas de forma doce, nunca roubando a atenção do dilema central do personagem. A cena inicial em que George erra a interpretação várias vezes só pra dançar mais tempo com ela é de uma sutileza e de uma graça incrível. O cão Uggie, ao lado de Valentin todo o tempo é apaixonante e corrobora com a mensagem do filme. Em um das cenas uma senhora se encanta com o cão e tece mil elogios, ao que Valentin responde “mas ele não fala”. Acho que esse é o ponto forte do filme, tudo se encaixa perfeitamente. Nada sobra, nada falta.

Dirigido brilhantemente pelo desconhecido Michel Hazanaviciu o filme tem outros atributos, os figurinos bem escolhidos, uma fotografia cheia de contrastes e a trilha sonora que dispensa, literalmente, palavras. Não estou bem certa de que quem nunca assistiu ao cinema mudo, viverá com O Artista essa experiência de encantamento, mas pra mim que assistia Chaplin aos 10 anos, de madrugada com a tv no mudo para não ser flagrada, assistir O Artista foi como reencontrar um velho amigo que julgava morto e perceber que ele continua tão fascinante quanto antes.

Assim como Hugo Cabret essa é outra obra metalinguística e, do mesmo modo, uma homenagem aos primórdios do cinema. Enquanto o norte-americano Scorsese homenageia o cinema francês o cineasta francês homenageia Hollywood. The Artist é filme é encantador, charmoso, puro, bonito, mas acima de tudo é um filme corajoso. O cinema nunca foi tão celebrado como agora.



Direção: Michel Hazanavicius. Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, Penelope Ann Miller


Palavras chaves: crítica resenha opinião comentário filme movie pelicula film filmo Paris filmes The Artist movie Trailer film trailr Official trailer black and white silent film Jean Dujardin Berenice Bejo John Goodman James Cromwell Penelope Ann Miller Missi Pyle Malcolm McDowell Joel Murray

Nenhum comentário:

Postar um comentário