domingo, 3 de abril de 2011

Epistemologia Psicanalítica



Do grego "episteme", ciência, conhecimento e "logos", discurso;  a epistemologia é o ramo da filosofia interessado na investigação da natureza, origem e validade do conhecimento. Por conhecimento entendemos todas as informações que explicam o mundo ao nosso redor e para que essas informações sejam aceitas é necessário que  seja de alguma forma comprovadas. Para tanto a epistemologia procura responder: O que é o conhecimento? Como chegamos a ele? O que comprova sua validade? Como é possível defendê-lo e explicá-lo? Respondidas essas questões o conhecimento se torna validado e é possível inclusive prever a realidade futura através de padrões e modelos.

Mas como falar em Epistemologia numa disciplina em que o objeto de estudo é o inconsciente e toda sua subjetividade?  A tarefa é complicada, o inconsciente não é um objeto inerte, nem pode ser qualificável, sendo singular a cada indivíduo. As descobertas de Freud a respeito do inconsciente quebra com a tradição da psicologia como ciência da consciência e da razão.

Essa contradição de viés epistemológico ocorre uma vez que o inconsciente é assimilado ao conceito de “coisa em si” da filosofia de Kant, aquilo que não pode ser qualificável. Isso gera o paradoxo da epistemologia freudiana: a psicanálise é ciência da natureza e tem por objeto o inconsciente; discorrer sobre o inconsciente é discorrer sobre a coisa-em-si,, sobre o incognoscível. Portanto, a psicanálise seria a ciência do incognoscível, daquilo que, como nota Freud em O Inconsciente, excede os limites da percepção da consciência sobre a realidade psíquica. (FREUD, 1915/1987, p.197, apud RAFFAELLI, 2006).

Assim, a psicanálise segue o caminho contrário à política padronizadora desde o seu nascimento. Freud (1924) enumerou os fatores que contribuem para a constituição dessa teoria psicanalítica: ênfase na vida afetiva, na dinâmica mental, no fato de que mesmo os fenômenos mentais aparentemente mais obscuros e arbitrários possuem invariavelmente um significado e uma causa, a teoria do conflito psíquico e da natureza patogênica da repressão, a visão de que os sintomas constituem satisfações substitutas, o reconhecimento da importância etiológica da vida sexual, e especificamente, dos primórdios da sexualidade infantil. Freud acrescentou ainda a complicada relação emocional das crianças com os pais, definida por ele como Complexo de Édipo, considerando-o o núcleo de todo caso de neurose.

Bleichmar (1992) estabelece três zonas epistemológicas para a psicanálise: Uma zona externa resultante da interação entre a psicanálise e a filosofia, sendo a psicanálise questionada e apoiada por diferentes escolas: o positivismo, a hermenêutica, o marxismo, o existencialismo, dentre outras e duas zonas internas, uma onde a psicanálise dialoga com concepções psiquiátricas e psicológicas e outra onde se encontram os problemas epistemológicos, levando em consideração a diversidade de teorias sustentadas pelo analista. “Para alguns epistemólogos, considerando que a psicanálise tem menos de cem anos de vida e que se apresenta tal quantidade de achados e de questões polêmicas, nossa disciplina está incluída naquilo que chamamos de contexto de descobertas.” (CORTEZ, 1978 apud BLEICHMAR, 1992)

REFERÊNCIAS

BLEICHMAR, Noberto. A psicanálise depois de Freud, teoria e clínica. Porto Alegre, 1992.

BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: Uma introdução ao estudo da Psicologia/ Ana Mercês Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. – 13. ed. Reform. e ampli.– São paulo: Saraiva, 2002.

BARTUCCI, Giovanna. A interpretação dos Sonhos, 100 anos. Disponível em: Acesso em 18/01/2009

RAFFAELLI, Rafael. Freud: Questões Epistemológicas- Cadernos de Pesquisa interdisciplinar em Ciências Humanas. ISSN 1678-7730 Nº 80 – FPOLIS, ABRIL DE 2006.

Como Referir:
ROCHA, Raquel. Epistemologia Psicanalítica. Disponível em: < http://soliloquiospsicanaliticos.blogspot.com > Acesso em: __/__/____

2 comentários:

  1. Amei seu blog, parabéns, vc é um sucesso! Já fussei ele inteirinho e pode ter certeza de que sempre estarei voltando. Bjs Jó

    ResponderExcluir
  2. Olá! Quero dizer que amei o seu blog e o seu trabalho! Fica na paz!

    ResponderExcluir