domingo, 17 de abril de 2011

Carl Gustav Jung



Carl Gustav Jung nasceu em 26 de julho de 1875 em Kesswil na Suíça. Seu pai, Johann Paul Jung, pastor protestante, lhe deixou como herança uma fé que perdurou por toda sua vida. Sua mãe era uma dona de casa que o incentivou na leitura desde cedo.  Jung passou sua infância no Campo, em contato com a natureza. Sentia-se sozinho (sua irmã nasceu quando ela já tinha 9 anos) e acabou desenvolvendo uma tendência a sonhar e fantasiar, o que exerceu grande influência sobre seu trabalho. Como não tinha companhia, ele preenchia seu tempo com leituras sobre filosofia e teologia na biblioteca do seu pai.

Jung optou por estudar medicina porque nesta carreira ele teria chances de escolher seus interesses científicos, evoluí-los para fazer algo útil com seres humanos. Quando ingressou na Universidade de Basiléia para estudar medicina, Jung já possuía considerável conhecimento em filosofia devido ás suas leituras de infância. Tinha interesse por Kant e Goethe e posteriormente passou a se interessar pelas idéias de Nietzsche e Schopenhauer. Esses pensadores tiveram grande influencia sobre suas obras.

Seu interesse pela psiquiatria se deu no final no curso, quanto estava estudando para os exames finais e se deparou com um manual de psiquiatria. Até então ele não tinha pensado a respeito mas ao ler a introdução do livro que falava sobre a psicose, ele descreve que  sentiu seu coração “bater selvagemente” e viu que deveria se tornar um psiquiatra. Seus professores e amigos não compreenderam porque naquela época a psiquiatria não era “absolutamente nada”.  Jung viu na psiquiatria a oportunidade de unir interesses contrastantes, como medicina, ciências sociais, e filosofia.

Jung terminou os estudos em 1900, mesmo ano em que teve seu primeiro contato com a obra de Freud: A Interpretação dos Sonhos. No entanto, foi somente em 1904 que Jung passa a ter interesse especial pela teoria psicanalítica freudiana. Jung enviou a Freud seus trabalhos sobre a existência do inconsciente, que confirmavam-lhe os estudos. O interesse entre eles foi mútuo e eles passaram a se corresponder. Ao todo foram 359 cartas, publicadas posteriormente.


A AMIZADE DE JUNG E FREUD


                        Imagem: SECRETS" of Freud & Jung by Broadway Producer Ken Wydro.


O primeiro encontro pessoal aconteceu em 1907 quando Jung foi a Viena e eles tiveram a famosa conversa que durou treze horas ininterruptas, classificada muitos anos depois por Jung como “longa e profunda”. A partir desse encontro em Viena, que durou 15 dias, iniciou-se uma amizade que durou 7 anos,  durante a qual trocavam informações sobre seus sonhos, análises, confidências, discutiam casos clínicos num processo de intensa colaboração científica. Jung viu em Freud mais que um amigo e mentor, viu uma figura paterna já que seu pai havia falecido quando ele tinha apenas 20 anos.

Em 1909, Freud e Jung viajam juntos para proferir uma série de conferências em Massachusetts. Nessa época Freud referia-se a Jung como seu sucessor mas Jung já sentia as diferenças entre seu pensamento e o de Freud, no que dizia respeito a conceitos básicos como religião e sexualidade. Em 1912, por insistência de Freud, Jung tornou-se presidente da Sociedade Psicanalítica Internacional.

Com o tempo as diferenças foram se acentuando, Jung considerava Freud rígido em suas idéias enquanto ele questionava tudo. Ele adimitia as idéias de Freud de que as causas dos conflitos psíquicos tinham origem num trauma de natureza sexual, mas para ele impulsos sexuais não era o fator determinante do comportamento humano, existiam também outros fatores como a religião, a necessidade de aprovação e a sede de poder. Por sua vez, Freud não aceitava o interesse de Jung pelos fenômenos espirituais. O rompimento entre ambos foi inevitável e se deu em 1914.  

Após rompimento inicia-se um período de introspecção para Jung. Ele retirou-se em sua casa no lago, em Zurique numa crise interna que duraria 6 anos e resultaria em inúmeras descobertas. Durante esse período, Jung teve uma série de sonhos e visões que forneceriam material de trabalho para toda vida. Ele buscava o auto conhecimento através do estudo do seu inconsciente. Para isso, ele gravou seus pensamentos, analisou seus sonhos e fez inúmeros desenhos tentando expressar a parte mais profunda do seu inconsciente. Segundo ele próprio, "Os anos durante os quais me detive nessas imagens interiores constituíram a época mais importante da minha vida e neles todas as coisas essenciais se decidiram. (...) Toda a minha atividade ulterior consistiu em elaborar o que jorrava do inconsciente naqueles anos (...)".  Jung ia para a praia em fente sua casa e ficava brincando com as pedrinhase areias, afirmando “Eu não sei porque estou fazendo isso, mas nesse momento essa é a única coisa que alivia a ansiedade e a perturbação que sinto”. Jung tinha apenas 38 anos nessa época, embora estivesse passando por esse período de crise interior, ele  mas já era um psiquiatra de renome na Europa e na América.

Em 1917, Jung publicou o livro "A Psicologia do Inconsciente" com seus estudos sobre o inconsciente coletivo e em 1921, "Tipos Psicológicos" em que apresentou os conceitos de introversão e extroversão.  Com essas publicações Jung estabeleceu os alicerceis da psicologia analítica.

A polêmica em relação Jung ser um simpatizante do nazismo surgiu quando ele assumiu a presidência da Sociedade Internacional de Psiquiatria, em 1933, mesmo ano em que Hitler chegou ao poder. Para explicar seu ato Jung disse "Deveria eu, na atitude de neutro prudente retirar-me para a segurança do lado de cá da fronteira e lavar as mãos em inocência, ou deveria segundo estava bem consciente arriscar minha pele e expor-me a inevitáveis mal-entendidos, aos quais não poderia escapar todo aquele que, por força de premente necessidade, tivesse de entrar em contato com os poderes políticos existentes na Alemanha?"

Enquanto Jung tornava-se uma das figuras mais importantes da psiquiatria, Freud foi expulso de Viena, aos 80 anos, doente. Seus livros foram queimados publicamente pelos nazistas e suas irmãs morreram nos campos de concentração de Auschwitz. Para Silveira, 1981 a polêmica de Jung com o nazismo nasce justamente dessa dicotomia entre as fases dele e de Freud. Ela coloca que “As acusações sobre Jung, como resultantes de um mal-entendido, teriam sido logo liquidadas de modo definitivo, face a tantas documentações e testemunhos logicamente irrefutáveis. Entretanto, a persistência desses rumores bem indica que por trás deles podem fermentar ainda as divergências entre Jung e o grande judeu Freud, nunca perdoadas pelos discípulos do mestre ortodoxo”. (SILVEIRA, 1981)

Jung passou seus últimos anos em sua casa Zurique, rodeado de familiares, escrevendo e levando uma vida simples. Faleceu em 1961 aos 85 anos de idade mas seu pensamento se perpetuou significativamente.  A geração flower Power e os hippies seguiam as idéias de Jung e usava seus termos como “Era de Aquarios” e “Nova Era”, Jung foi revolucionário a falar cientificamente sobre espiritualidade e sentido da vida, um homem a frente do seu tempo e  deixou como legado novas formas de pensamentos que foram permanentemente incorporados a nossa cultura.

2 comentários:

  1. Quando o coração bate selvagem... é um dos modos mais autenticos de saber o que se gosta
    e que caminhos seguir
    eu reneguei o meu coração mto tempo. E isso me fez falta. So agora to ouvindo novamente a ele.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o Jung, na minha análise sobre o Auto da Compadecida que fiz aqui na Alemanha, trabalhei com a idéia dos arquétipos!
    Amei o post!!!

    ResponderExcluir