quarta-feira, 27 de julho de 2016

A Importância do Sânscrito

Por Raquel Rocha
Economista, Comunicóloga, 
Psicanalista e Especialista em Saúde Mental
Pós-graduanda em Neuropsicologia
Membro da Academia de Letras de Itabuna



No dicionário Michaelis encontramos o seguinte significado: “adj (sânsc samskrta, perfeito) 1 Relativo ou pertencente ao sânscrito ou escrito nele; sanscrítico. 2 Relativo à cultura índica clássica ou derivada dela.sm. Antiga língua da família indo-europeia; a língua clássica da Índia e do hinduísmo, em que está escrita a maioria da sua literatura desde os Vedas.”
A data do surgimento do Sânscrito é imprecisa. O Rig veda (Primeiro livro dos Veda e o mais importante deles) é um dos registros mais antigos do sânscrito. Ele reúne 1.028 hinos compostos em sânscrito védico.  Estima-se que o Rig veda foi escrito por volta de 1700–1100 a.C., durante o período védico. Apesar da data do Rig Veda, o Sânscrito védico pode ser muito anterior a essa época, apenas não temos registros.
O Sânscrito védico é uma forma arcaica do sânscrito, é a mais antiga língua dentre a família de línguas iranianas e europeias. A palavra Sâscrito vem de Saṃskṛtam. “Sam” quer dizer “junto” e “Kr” fazer, criar. Com o tempo o adjetivo verbal saṃskṛta passou a significar algo culto e refinado.
 O Sânscrito da era védica, também chamado de devabhāṣā que significa língua dos deuses, surgiu não como uma língua mas como uma maneira sofisticada de falar. O conhecimento do sânscrito indicava elevada colocação social desde a infância, ou seja, as pessoas nascidas nas castas mais altas eram educadas com o Sânscrito. Dessa forma no dicionário Aurélio o Sânscrito é definido como “Nome dado à antiga língua dos Brâmanes.”
O Sânscrito clássico é uma evolução do Sânscrito Védico. Enquanto o Sânscrito védico data 1700 a 1100 aC,  o Clássico tem seu registro mais antigo no século V a.C. com a primeira gramática do sânscrito, a de Pāṇini. Foi com Pāṇini que o devabhāṣā passou a se chamar Sânscrito. Estima-se que o sânscrito védico sobreviveu até a metade do primeiro milênio a.C quando começou a se transformar no O Sânscrito clássico.
William Jones, filólogo (estudioso da linguagem em escritos antigos) inglês nascido em 1746 descreveu o  Sânscrito da seguinte forma: “A linguagem Sânscrita, seja qual for sua idade, é de uma linda estrutura; mais perfeita que o Grego, mais copiosa que o Latim, e mais precisamente refinada que ambas, ainda compartilha com ambos uma forte afinidade, tanto nas raízes dos verbos quanto nas formas de gramática, que não pode ter sido criada por acidente; é, na verdade, tão forte, que nenhum filólogo poderia examinar as três sem acreditar que tenham nascido de uma fonte comum, que, talvez, nem exista mais.” (Sir William Jones, falando com a Asiatic Society em Calcutá (atual Kolkata) em 2 de fevereiro, 1786)
O Sânscrito nunca foi considerado uma língua morta devido ao seu uso frequente em textos e cânticos religiosos, em especial no hinduísmo mas também no budismo. A maioria das línguas faladas atualmente na Índia (são 23 línguas oficiais) são derivadas ou influenciadas pelo sânscrito. Apesar disso é um erro achar que todos os indianos falam Sânscrito. Numa tentativa de resgatar a sua importância o próprio Sânscrito foi declarado como língua oficial. O censo indiano de 1991 numerou 49.736 falantes fluentes de sânscrito. A Índia, inclusive, tem um jornal diário em Sânscrito, o Sudharma que existe desde 1970.
O sânscrito ofereceria acesso direto a um plano superior. Acredita-se que os mantras foram revelados aos grandes mestres em sânscrito, ou seja, o som dos mantras em sânscrito tem vibrações que conduzem a mente para determinado objetivo. O Som é uma propagação de onda mecânica, são ondas de deslocamento, densidade e pressão que se propagam em meios materiais. Assim, entende-se no Yoga que as vibrações das palavras podem modificar os condicionamentos da mente.
A língua sânscrita é formada por raízes. Exemplo: Mantra. “Man” significa  mente e “Tra” significa liberação, portanto a palavra Mantra pode ser traduzida como instrumento para liberar (ou conduzir) a mente. Além da palavra “mantra”, diversas outras palavras da língua portuguesa são derivadas do Sânscrito, como Ioga que vem de Yoga e significa  "integração". Já a palavra Açúcar deriva do Sanscrito sakkar ou sarkara, que significa “grãos de areia”ou “grãos doces”.  O conceito de zero também nasceu com os indianos por volta de 600 a.C, a palavra árabe “çifr” que quer dizer vazio, zero, veio do sânscrito ûnya, vazio.

Além ser um portal de  acesso direto a um plano superior, o Sânscrito também é uma chave para o conhecimento da história e da cultura original indiana. Conhecer o sânscrito nos permite compreender certos escritos que podem ter sofrido modificações na tradução para outras línguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário