terça-feira, 19 de abril de 2016

Diferença entre Transtorno Obsessivo-compulsivo e o Transtorno de Personalidade Obsessivo-compulsiva

Diferença entre Transtorno Obsessivo-compulsivo e o Transtorno de Personalidade Obsessivo-compulsiva


Por Raquel Rocha
Economista, Comunicóloga, 
Psicanalista e Especialista em Saúde Mental
Especialista em Neuropsicologia
Membro da Academia de Letras de Itabuna

A nomenclatura idêntica causa muita confusão, com os códigos do CID 10 e DSM V fica mais fácil distinguir:
·         O Transtorno Obsessivo-compulsivo ou TOC 300.3 (F42)
·         O Transtorno de Personalidade Obsessivo-compulsiva ou Personalidade Anancástica  301.4 (F 60.5)

Embora tenham nomes parecidos as manifestações clínicas são bem diferentes. O Transtorno Obsessivo-compulsivo 300.3 (F42) é caracterizado pela presença de obsessões (pensamentos intrusivos) e compulsões. O objetivo das Compulsões é reduzir o sofrimento causado pelas Obsessões ou evitar um evento temido.

Já o Transtorno da Personalidade Pbsessivo-compulsiva 301.4 (F 60.5) NÃO é caracterizado por pensamentos intrusivos, imagens ou impulsos e, portanto, não gera as compulsões (comportamentos repetitivos). Transtorno de Personalidade Obsessivo-compulsiva é um padrão mal-adaptativo duradouro caracterizado pela preocupação excessiva com ordem, perfeccionismo e controle mental e interpessoal rígido.

Eles aparecem em categorias diferentes do DSM V. O Transtorno Obsessivo-compulsivo 300.3 (F42) está na categoria dos “Transtornos Obsessivo-Compulsivos Transtornos Relacionados". O Transtorno de Personalidade Obsessivo-compulsiva, também chamado de Personalidade Anancástica 301.4 (F60.5) está na categoria dos “Transtornos de Personalidade”

Quando atendidos os critérios tanto para o transtorno obsessivo-compulsivo quanto para transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva, ambos devem ser registrados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário