segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Life of Pi





Depois de Razão e Sensibilidade, O Tigre e o Dragão, Hulk, O Segredo de Brokeback Mountain e Aconteceu em Woodstock o cineasta Ang Lee mostra que sua versatilidade não tem limites com As Aventuras de Pi.

A história de Pi é contada por ele próprio a um escritor em busca de uma história para seu próximo livro. Pi é um garoto indiano que cresce em uma família diferente, com uma nova mentalidade: pais que acreditam mais na ciência que na religião. Para o pai de Pi religião é escuridão mas apesar disso ou por causa disso Pi é religioso. “Os deuses eram meus super-heróis enquanto eu crescia” ele conta para o escritor.

Pi não é apenas hindu, ele conhece o cristianismo ao entrar em uma igreja e ver a imagem de Cristo pregado na cruz. O padre explica: “Deus fez seus filho semelhante a nós humanos, para podermos compreendê-lo. Não podemos compreender Deus em toda sua perfeição mas podemos compreender o filho de Deus e seu sofrimento como se fosse nosso irmão.”  Não satisfeito o garoto se envolve com a religião muçulmana e diz sentir uma paz no contato com Alá. Durante o jantar o pai reclama que o filho não pode ter 3 religiões “Porque acreditar em tudo ao mesmo tempo é como não acreditar em nada.” Mas Pi tem uma personalidade singular, uma determinação incomum e uma vontade de vida que vamos descobrir no decorrer do filme.

Ao relatar o episódio do jantar para o escritor Pi conclui.
Pi- “A fé é uma casa de muitos quartos
Escritor- “E nenhum quarto para dúvida?”
Pi- “Claro, em todos os andares. A dúvida é útil, ela faz com que a fé fique viva.

No meio de tantas histórias fascinantes, inclusive a que explica o nome de Pi (que eu não vou contar pra não estragar a surpresa) uma crise bate a porta do jovem. A família de Pi tem um  zoológico por conta de algumas dificuldades o pai decide se mudar para o Canadá, embarcando num navio de carga com a família e todos os animais do zoológico. O navio naufraga numa grande tempestade e Pi consegue sobreviver em um pequeno barco junto com alguns animais. Um tigre, um orangotango, uma zebra de perna quebrada e uma hiena. A hiena mata a zebra a despeito das tentativas de Pi de impedir o ataque, em seguida a hiena mata também o orangotango e por último o tigre mata a hiena.

Restam no barco Pi e o tigre. Pi tem que descobrir como sobreviver, manter o tigre vivo e principalmente não ser devorado por ele. Nessa parte o filme se arrasta um pouco com uma sequência interminável de episódios de Pi fugindo do tigre, Pi tentando dominar o tigre, Pi alimentado o tigre e Pi fugindo do tigre novamente.  Pi passa a maior parte do tempo em uma jangada que é presa ao barco através de uma corda para poder se a distanciar da embarcação em que o grande animal carnívoro faminto se encontra.  Os acontecimentos se arrastam um pouco mas nós somos compensado com a fotografia é primorosa, nessa parte do filme encontramos as imagens mais bonitas do filme,  uma verdadeira obra-de-arte. De todos os concorrentes ao oscar esse é trabalho mais belo que eu vi.

Se Ang Lee se faz um tiquinho cansativo em meados na narrativa, depois ele consegue retomar todo caráter envolvente do início e fechar com chave de ouro. O final é surpreendente, desses quem nem todo mundo entende, mas quem entende se sente maravilhado com a experiência de ter assistido a essa obra surreal.

“Obrigado, Vishnu, por me apresentar a Cristo”








Ficha técnica: Diretor: Ang Lee  -Elenco: Tobey Maguire, Irrfan Khan, Gérard Depardieu, Suraj Sharma, Adil Hussain, Ayush Tandon – Produção: Ang Lee, Gil Netter, David Womark – Roteiro: David Magee, baseado na novela Yann Martel- Fotografia: Claudio Miranda -Trilha Sonora: Mychael Danna – Duração: 129 min – Ano: 2012

  • Life of Pi recebeu 11 categorias no Oscar 2013, incluindo melhor filme, melhor direção, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia.
  • Há uma discussão de que o filme é um plágio  a história  “Max e os Felinos”, do brasileiro Moacyr Scliar. As obras são bem semelhantes realmente.




      Palavras Chaves: Cinema Filme Movie Opinião Comentário Resenha Crítica Oscar 2013 indicações 

      Um comentário:

      1. Hi everybody, here every one is sharing such
        know-how, thus it's pleasant to read this blog, and I used to go to see this weblog every day.

        Also visit my website ... airplanes games

        ResponderExcluir