sexta-feira, 11 de novembro de 2011

IPA



A IPA (International Psychoanalytical Association) foi criada em 1910 por Sigmund Freud, após o II Congresso Internacional de Psicanálise de Nuremberg. O objetivo era reunir as sociedades psicanalistas existentes, normatizando a formação do psicanalista através de princípios éticos e rigor científico e estabelecer uma prática psicanalítica de elevados padrões.

Freud nomeou seu amigo e discípulo Carl Gutav Jung como primeiro presidente da IPA. Para Jung a função da IPA era "promover e apoiar a ciência da psicanálise fundada por Freud, tanto como psicologia pura como em sua aplicação à medicina e às ciências mentais e cultivar o apoio mútuo entre os seus membros para que fossem desenvolvidos todos os esforços no sentido da aquisição e difusão dos conhecimentos psicanalíticos".

Após 100 anos de fundação a Associação Internacional de Psicanálise é hoje uma das instituições científica mais antigas e de maior relevância internacional. Em 1997 foi criado o comitê da IPA para as Nações Unidas e no ano seguinte ela tornou-se consultora junto ao conselho. A IPA está sediada em Londres, tem mais de 12 mil membros associados e serve de referência para as sociedades psicanalíticas do mundo inteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário