Um
filme do mestre do Suspense Alfred Hitchcock: “To Catch a Thief”, no Brasil Ladrão de Casaca. Na trama de
1995 temos como protagonista o ex-ladrão
de jóias John Robie, conhecido como "O Gato". Ele já está longe do
crime há muitos anos mas, nos últimos tempos surgiu alguém cometendo diversos
roubos de forma muito semelhante a sua, no passado. Como a fama o persegue, ele
acaba sendo acusado desses roubos.
No
intuito de limpar seu nome, John vai atrás do verdadeiro ladrão. Para isso ele
precisa antecipar os atos do criminoso e estar nas cenas dos crimes para tentar
dar o flagrante. Mas essa atitude arriscada o compromete ainda mais. A história
se passa em meio às belas paisagens da Riviera Francesa e no decorrer da
investigação John Robie conhece a milionária Frances Stevens (Grace Kelly).
Os
figurinos da personagem de Grace Kelly são deslumbrantes. Foram desenhados por
Edith Head, que em seu currículo conta com 35 indicações e 8 Oscars.
Esse
foi o último trabalho de Grace Kelly com Alfred Hitchcock já que durante as
gravações desse filme ela conheceu o príncipe Rainier de Mônaco e se casaria com
o mesmo no ano seguinte, em 1956, deixando a carreira de atriz para virar
Princesa.
Fim
de carreira para Grace Kelly e recomeço para Cary Grant que havia decidido se
aposentar em 1953, mas interrompeu a aposentadoria para gravar To Catch a Thief
e depois desse filme acabou fazendo mais doze, só parando em 1966.
Ao
todo foram 4 filmes resultante da parceria entre Grant e Hitchcock: Suspeita (1941),
Interlúdio (1946), Ladrão de Casaca (1955), Intriga Internacional (1959). Já Grace Kelly
estrelou com o mestre: Disque M para Matar (1954) Janela Indiscreta (1954) e Ladrão
de Casaca (1955)
O
filme levou o Oscar de melhor fotografia em 1956. É um filme que foge ao estilo
de Hitcock por ter um tom mais romântico. (Em não vou revelar o momento em que
Hitchcock aparece nesse filme porque procurar Hitchcock em seus filmes é uma
diversão a parte.)
A
trama pode não ser das mais surpreendentes mas ainda assim vale a pena
assistir, os planos de filmagens são incríveis, as cores marcantes, os diálogos
perspicazes e mesmo fugindo ao estilo ainda conseguimos ver as marcas de um dos
maiores gênios do cinema.
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