quarta-feira, 19 de novembro de 2014

To Catch a Thief - Ladrão de Casaca



Um filme do mestre do Suspense Alfred Hitchcock: “To Catch a Thief”,  no Brasil Ladrão de Casaca. Na trama de 1995  temos como protagonista o ex-ladrão de jóias John Robie, conhecido como "O Gato". Ele já está longe do crime há muitos anos mas, nos últimos tempos surgiu alguém cometendo diversos roubos de forma muito semelhante a sua, no passado. Como a fama o persegue, ele acaba sendo acusado desses roubos.

No intuito de limpar seu nome, John vai atrás do verdadeiro ladrão. Para isso ele precisa antecipar os atos do criminoso e estar nas cenas dos crimes para tentar dar o flagrante. Mas essa atitude arriscada o compromete ainda mais. A história se passa em meio às belas paisagens da Riviera Francesa e no decorrer da investigação John Robie conhece a milionária Frances Stevens (Grace Kelly).

Os figurinos da personagem de Grace Kelly são deslumbrantes. Foram desenhados por Edith Head, que em seu currículo conta com 35 indicações e 8 Oscars.

Esse foi o último trabalho de Grace Kelly com Alfred Hitchcock já que durante as gravações desse filme ela conheceu o príncipe Rainier de Mônaco e se casaria com o mesmo no ano seguinte, em 1956, deixando a carreira de atriz para virar Princesa.

Fim de carreira para Grace Kelly e recomeço para Cary Grant que havia decidido se aposentar em 1953, mas interrompeu a aposentadoria para gravar To Catch a Thief e depois desse filme acabou fazendo mais doze, só parando em 1966.

Ao todo foram 4 filmes resultante da parceria entre Grant e Hitchcock: Suspeita (1941), Interlúdio (1946),  Ladrão de Casaca (1955),  Intriga Internacional (1959). Já Grace Kelly estrelou com o mestre: Disque M para Matar (1954) Janela Indiscreta (1954) e Ladrão de Casaca (1955)

O filme levou o Oscar de melhor fotografia em 1956. É um filme que foge ao estilo de Hitcock por ter um tom mais romântico. (Em não vou revelar o momento em que Hitchcock aparece nesse filme porque procurar Hitchcock em seus filmes é uma diversão a parte.)

A trama pode não ser das mais surpreendentes mas ainda assim vale a pena assistir, os planos de filmagens são incríveis, as cores marcantes, os diálogos perspicazes e mesmo fugindo ao estilo ainda conseguimos ver as marcas de um dos maiores gênios do cinema.