quarta-feira, 30 de maio de 2012

DEUS EM QUESTÃO


Documentário Deus em Questão- Sigmund Freud x C.S.Lewis 


Sinopse: "Deus em Questão", série da PBS em 4 partes, explora de forma acessível assuntos que preocupam todos os seres pensantes: O que é a felicidade? Como encontramos sentido e propósito em nossas vidas? Como conciliamos o conflito do amor e sexualidade? Como lidamos com o problema do sofrimento e a inevitabilidade da morte?

Baseada no popular curso de Harvard ministrado pelo Dr. Armand Nicholi, autor de "Deus em Questão", a série ilustra a vida e ideias de Sigmund Freud, crítico de longa data da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado egresso de Oxford, crítico literário e talvez o mais influente e popular defensor da fé baseada na razão. "Freud e Lewis representam nossas partes conflitantes", registra o Dr. Nicholi. "Um lado de nós anseia por uma relação como fonte de toda a alegria, esperança e felicidade, tal como descrito por Lewis, mas há outro que ergue o punho desafiador e diz como Freud: "Não vou me entregar."

Que lado escolhermos para expressar, irá determinar nosso propósito, identidade e toda a nossa filosofia de vida. Momentos importantes e reviravoltas emocionais nas vidas de Freud e Lewis dão azo a ideias totalmente diferentes, que fomentam uma análise contemporânea inteligente e emocionante da questão basilar da existência humana: Deus realmente existe?


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Coisas que a gente ama verdadeiramente





Desde pequena ler sempre foi uma das coisas que eu mais gostava de fazer “no mundo todo”. Aos poucos, com a quantidade de leituras obrigacionais-escolares-acadêmicas, passou a ser quase crime pegar um livro de literatura por puro deleite com pilhas e pilhas de apostilas pra ler e trabalhos pra fazer.

A leitura então foi se tornando quase um pecado, algo ilícito. Horas e horas saboreando um livro e me sentindo acusada pelas malditas apostilas. Culpada. Eu estava roubando o tempo dos estudos. Anos depois Clarice me esclareceu o sentimento: “(...) nunca roubar antes de saber se o que você quer roubar existe em alguma parte honestamente reservada para você. Ou não? Roubar torna tudo mais valioso.” (Perto do Coração Selvagem). Ou porque honestamente me pertencia o direito de fazer o que bem entendesse com meu tempo ou pelo puro prazer do crime, continuei.

Agora, pela primeira vez em 15 anos posso ler sem culpa. Descobri que ler (livros) está fora de moda (e não esteve sempre?). Achei alguns amigos que compartilhavam esse meu amor pela leitura. Longos e-mails empolgados sobre o que se acabara de ler. Conversas madrugadas a dentro pelo msn, trechos e trechos de livros digitados. Nos reunimos. Montamos nosso canal literário. Porque além dos livros amo o audiovisual. Não somos especialistas. Cada um com seus problemas: advogados, psicólogo, músico, estudante, comunicólogas. Apenas gostamos de ler. E de falar. E então a gente lê e a gente fala. Só isso.